Como começar 2018 com o orçamento equilibrado.

1. ANALISE A SITUAÇÃO FINANCEIRA
É fundamental listar todos os gastos para saber o caminho que seu dinheiro está percorrendo. Todos os gastos devem ser anotados minuciosamente para que a família possa saber quanto entra de renda e para onde está indo o dinheiro. Você pode escolher a melhor maneira de fazer o controle de seus gastos: planilha, caderno ou aplicativos no celular.

2. CORTE GASTOS DESNECESSÁRIOS
Assim que o orçamento estiver definido, é hora de procurar quais despesas você pode cortar sem que façam falta no dia a dia. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos. Assim, é possível abrir espaço para as despesas de começo de ano, como matricula na escola dos filhos, que poderão ser pagas à vista com desconto.

3. DÍVIDAS REGULARIZADAS
Outro passo essencial é identificar para quem você deve (bancos, amigos, lojas etc) e qual o valor total da dívida. Não se esqueça de incluir taxas de juros, encargos e multas. No fim do ano, quem está negativado ou possui dívidas muito altas tem oportunidade para renegociar e limpar o nome em feirões organizados pelos birôs de crédito (Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil). Ao renegociar a dívida, é preciso tomar cuidado para que as parcelas caibam no orçamento.

4. REVEJA SEUS HÁBITOS
Você faz o tipo dessoa que parcela todas as compras? Gasta muito no cartão de crédito e nem sabe exatamente quanto? Sempre cai nas tentações de consumo? Se você respondeu sim, pode ser um sinal de alerta. Talvez essa seja a hora de repensar alguns dos seus hábitos para saber o que está desequilibrando as finanças.

5. SE FOR VIAJAR, PAGUE ANTES
Final de ano é comum que muitas pessoas aproveitem para tirar férias e, muitas vezes, viajar. Mas é preciso tomar cuidado para não extrapolar! Uma boa ideia é pagar a viagem com antecedência, e se não der para viajar para algum lugar mais longe, escolher um local próximo. A satisfação está também nas pequenas coisas, por isso pense bem se você realmente quer pagar para aparecer em fotos do Facebook ou Instagram.

You must be logged in to post a comment.